Literaponto

Serviços editoriais de revisão e leitura crítica e conteúdo para leitores e escritores de literatura especulativa

Bookaholic (jogo eletrônico)

Bookaholic é um jogo gratuito do tipo simulador de vida e puzzle, em produção no RPG Maker MV. Nele, você será uma leitora que é convidada pela sua melhor amiga para auxiliá-la na organização de uma sala de leitura comunitária. Nessa empreitada, gerencie o seu tempo entre diversas atividades que incluem a leitura de livros nacionais, conversas com leitores,  a administração de um blog popular e rentável e até mesmo a resolução de quebra-cabeças em uma outra dimensão.

Notaram que eu escrevi “livros nacionais”? Pois é. Bookaholic também é um advergame para autores e editoras interessadas em divulgar suas obras. O projeto segue uma vertente educativa de não apenas divulgar a literatura brasileira, como também explorar tematicamente a nossa relação com essa forma de arte, junto a doses de entretenimento bem humorado.

Na história do jogo, uma estudante do ensino médio – nome a ser definido pelo jogador – é convidada pela sua melhor amiga, Sandra, a ajudá-la na organização de uma sala de leitura comunitária pelo período de dois meses (novembro – dezembro). Durante esse período, o espaço realizará palestras sobre diversos gêneros da ficção literária brasileira (fantasia, ficção científica, terror, suspense, romance/comédia romântica e drama), e caberá à protagonista conhecer esses livros e definir as obras e temas a serem abordados. Essa tarefa acaba sendo bizarramente facilitada por meio de um misterioso leitor digital que a permite ler qualquer e-book em pouquíssimas horas, desde que ela resolva desafios temporais em uma outra dimensão, para o entretenimento do ser que criou esse aparelho.

Por se tratar de uma simulação de vida dentro de um determinado contexto, a principal característica do jogo é o gerenciamento de atividades. Embora haja trechos de gameplay envolvendo desafios de puzzle (e até mesmo batalhas), o jogo será acessível para jogadores casuais e com pouca experiência nesta mídia. 

Bookaholic possui um sistema de passagem de tempo, que vai do início de novembro à véspera do natal do mesmo ano. Os dias, por sua vez, são divididos em períodos da tarde e da noite. A personagem estará na escola no período da manhã,  mas essa ambientação não será explorada no gameplay. 

Durante a tarde, você estará na sala de leitura comunitária, onde poderá interagir com NPCs (non-player characters, personagens não jogáveis), resolver sidequests que abordam literatura e a nossa relação com ela, dar e receber indicação de livros, usar o computador para administrar o seu blog literário e, claro, ler livros.

À noite, estará em seu quarto, onde poderá administrar o blog no computador, ler livros e dormir mais cedo para recuperar energia (boa parte das atividades desempenhadas no jogo consumirão a energia da personagem).

Para variar o gameplay focado em narrativa, você também precisará resolver uma série de desafios cronometrados para que a “mágica” do leitor digital aconteça. Em todos esses desafios, você deve encontrar as 4 partes da capa do livro que você está lendo, as quais podem ser dropadas de monstros derrotados numa batalha de sobrevivência ou encontrados em baús dentro de um labirinto do qual você deve escapar. Cada livro dentro do jogo terá um desafio próprio.

Em Bookaholic, você deve ganhar pontos de leitura por meio da leitura de livros/desafios e da participação em palestras, para elevar sua bagagem literária em cada um dos gêneros. A bagagem literária será importante para o desenrolar de certas atividades, sidequests e upgrades nos desafios.

CASO QUEIRA AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DESTE JOGO, O PROJETO POSSUI UMA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO NO APOIA.SE (CLIQUE NA IMAGEM)

Está disponível para download a primeira demo da versão alpha de Bookaholic. Trata-se de uma experiência de gameplay ainda em etapa inicial de desenvolvimento, portanto, aspectos gráficos, sonoros e textuais encontram-se em estágios diferentes de polimento.

DOWNLOAD DA VERSÃO ALPHA 1.0

O tempo de gameplay estimado para a versão alpha 1.0 é de 20 minutos.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O JOGO!

Instruções para jogar:

1) Baixe o arquivo no link acima.

2) Extraia a pasta do jogo.

3) Dentro da pasta extraída, execute o arquivo “game.exe”.

Caso encontre algum bug (erro) durante o gameplay, por favor, reporte nos comentários da postagem de lançamento desta versão no mural ou entre em contato comigo através do Facebook ou e-mail (luizfteodosio@hotmail).

%d blogueiros gostam disto: